13/02/2023
Mais Saúde Rural prestou 67 atendimentos aos moradores dos bairros Pau Lavrado e Baguaçu

A Secretaria Municipal de Saúde de Birigui prestou 67 atendimentos em saúde aos moradores dos bairros Pau Lavrado e Baguaçu, durante ação do Mais Saúde Rural, realizado no último sábado.

Foram 30 consultas, 8 testes rápidos para sífilis e 18 pacientes atendidos pela farmácia, com entrega de medicamentos de uso contínuo. No setor de saúde da mulher, a equipe de enfermagem realizou a coleta de 4 exames preventivos do câncer de colo de útero e fez 7 solicitações de mamografia.

Os atendimentos foram realizados das 8 às 12h, tendo como base o ônibus rosa da saúde, que ficou estacionado em frente a capela do bairro Pau Lavrado, para facilitar o acesso aos moradores.

“A cada plantão constatamos a adesão da população e o quanto eles necessitam desse atendimento que estamos prestando”, avaliou o coordenador da Atenção Básica, Fernando Gonçalves Silva.

PRÓXIMOS PLANTÕES

O coordenador lembrou que o objetivo do programa Mais Saúde Rural é percorrer ao longo deste ano todos os bairros rurais de Birigui, com condições logísticas de receber os serviços, que possuem como ponto de partida e de apoio o ônibus rosa da Saúde.

Assim como já vem ocorrendo, a cada visita serão levadas consultas médicas, atualização de receitas médicas de portadores de doenças crônicas como, por exemplo, diabetes e hipertensão, para acesso a medicação de uso diário, e coleta de exame preventivo do câncer de colo de útero, para as mulheres, entre outros serviços.

A organização dos plantões rurais é um trabalho que está sendo executado em conjunto com a equipe de atenção Primária e os representantes de bairros dos locais previstos para as ações.

A próxima agenda ainda não foi definida, mas deve ser divulgada em breve para que os moradores do próximo bairro possam se organizar para receber os serviços, que voltarão a ser prestados após o recesso do carnaval.