24/02/2023
Biênio 2023-2024 do Programa Saúde na Escola é lançado para 26 instituições de Birigui

O Programa Saúde na Escola vai atender 11 creches, 11 EMs (Escolas Municipais), 1 EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil), 2 Escolas Estaduais e o CE (Centro de Ressocialização) de Birigui, no biênio 2023-2024, em Birigui. O lançamento do novo ciclo ocorreu nesta sexta-feira (24/02), no auditório do Centro Administrativo da Prefeitura.

O lançamento foi marcado por uma palestra explicativa direcionada aos representantes das instituições participantes. Profissionais que estarão envolvidos com o trabalho abordaram as diretrizes do programa.

O Programa Saúde na Escola é uma iniciativa do Governo Federal, por meio dos Ministérios da Saúde e Educação, cujo objetivo é unir as duas áreas para trabalhar as principais temáticas de prevenção de doenças e promoção de saúde com o público escolar.

A participação dos municípios é feito por meio de adesão, realizada a cada dois anos. Birigui já participou de ciclos anteriores.

Dentro das temáticas a serem trabalhadas o Governo Federal mapeia 13 ações que são contempladas pelo PSE. São elas: Saúde Ambiental, que contempla principalmente o combate ao Aedes aegypti; a prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas; a promoção da cultura da Paz e Direitos Humanos; prevenção das violências e acidentes; saúde sexual e reprodutiva; promoção da atividade física; promoção de doenças negligenciadas como a hanseníase; verificação da situação vacinal; saúde ocular; saúde bucal; alimentação saudável e a prevenção da obesidade infantil; saúde auditiva; e prevenção a covid-19.

Todo o trabalho nas instituições será realizado pelas equipes de Atenção Básica, que compreende os profissionais da ESF (Estratégia de Saúde da Família) e Nasf-AB (Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica), equipe de Saúde Bucal e a equipe do CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses).

DIRECIONAMENTO

“Nosso principal direcionamento são as 26 instituições pactuadas, mas isso não nos limita, porque existem ações que serão levadas para as demais unidades escolares do município”, adiantou a coordenadora do Nasf-AB, Andréa Maria Castilho.

Para a secretária de educação, Iládia Cristina Marin Amadio, o programa é uma ótima oportunidade para envolver as crianças de diferentes idades em temáticas que irão contribuir para o desenvolvimento dos estudantes.

“São ações extraclasse que prendem a atenção dos alunos e demais participantes do programa que irão influenciar no ambiente escolar e dentro das famílias”, acredita a secretária.