28/02/2023
Estradas rurais de Birigui recebem investimentos de quase de R$ 883 mil de programa estadual

Mais de seis quilômetros de estradas rurais de Birigui estão sendo recuperados pelo programa Melhor Caminho. Os trechos ficam nos bairros Taquari e Goulart. O investimento total será de R$ 882.589,50, por meio de convênio com o Governo do Estado.

As melhorias contemplam trechos da BGI-265 (Taquari) e BGI-425 e BGI-428 (Goulart). As obras já foram iniciadas, no bairro rural do Taquari, com prazo de conclusão previsto para 180 dias.

A contrapartida do município prevista no convênio consiste em conseguir a autorização e colaboração dos proprietários rurais para receber a obra e busca de licenças ambientais, quando necessárias.

O convênio com a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento foi assinado pelo prefeito Leandro Maffeis, no ano passado. As estradas rurais em questão necessitavam de recuperação e era um dos pedidos dos moradores e produtores rurais.

A obra consiste na limpeza do material orgânico, adequação da plataforma do leito carroçável, estruturas de drenagens de águas pluviais (lombadas, abaulamento do leito, canaletas laterais), construção de estrutura de armazenamento de águas pluviais e tratamento primário do leito.

“Com a recuperação das estradas melhoramos o escoamento da produção agrícola e proporcionamos mais segurança para quem trafega nos trechos, compondo uma relação de benefício mútuo”, observou Maffeis.

JÁ RECUPERADOS

No ano passado, por meio do programa Melhor Caminho, foram recuperados trechos da BGI-117 e BGI-010, no bairro São Luís, e da BGI-458, no bairro Três Marias. O investimento foi de R$ 1.021.027,50 milhão.