10/03/2023
Birigui inicia o ano na liderança da geração de empregos com carteira assinada na região

Birigui abriu 2023 na liderança da geração de emprego formal com carteira registrada, ao fechar janeiro com a criação de 305 postos de trabalho. Foram 1.342 admissões ante 1.037 desligamentos. O saldo do mês coloca o município a frente de Araçatuba, Andradina e Penápolis.

Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Previdência e compilados pelo Observatório de Inteligência Econômica, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

Entre os maiores municípios em número de habitantes da região, o que mais se aproximou de Birigui foi Araçatuba, que fechou janeiro com saldo de 110 novos postos de trabalho. Penápolis aparece na sequência com saldo de 109 novos empregos. Já Andradina sofreu desaceleração e encerrou o mês com saldo negativo de 86 postos formais de trabalho, influenciado pelas demissões registradas nos setores de indústria, comércio e serviços.

SETORES

O melhor saldo do mês de janeiro para Birigui foi verificado no setor industrial, que contratou mais do que demitiu, gerando saldo positivo de 280 postos de trabalho. Na sequência, aparecem os setores de serviços (55), construção civil (23) e agropecuária (16).

O único setor que sentiu desaceleração no emprego foi o comércio (-69), cujo saldo neste início de ano cujas demissões superaram as contratações.

“Abrir o ano com o saldo do emprego positivo reafirma que a economia de nosso município continua em franca recuperação, mesmo com a retração das contratações no setor de comércio. Movimento previsível após as festas de final de ano, época comum das contratações temporárias”, avaliou o prefeito Leandro Maffeis.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Nivaldo Albani, a abertura de postos de trabalho em praticamente todos os setores da economia faz com os investidores comecem o ano com muita confiança no município de Birigui.

“As vagas verificadas na indústria calçadista e demais indústrias de transformação, na construção civil e na prestação de serviços reafirma nossa diversidade econômica e o quanto esse mix é importante na manutenção da economia do município”, enfatizou Albani.