15/03/2023
Sicredi e ADN premiam escolas de Birigui que participam do projeto de coleta de óleo usado

Três escolas da rede municipal de ensino de Birigui foram premiadas por se destacarem na arrecadação de óleo usado de cozinha, dentro do projeto “Óleo das Abelhas”/”Coletar para Transformar” desenvolvido a partir da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, cooperativa Sicredi Alta Noroeste SP e empresa ADN BIO, da cidade de Agudos (SP).

Durante o ano letivo de 2022, juntas, as escolas municipais de Birigui arrecadaram 7.440,5 litros de óleo de cozinha usado, ajudando na preservação do meio ambiente. A rede municipal de ensino conta com um universo de cerca de 9 mil alunos.

A cerimônia de premiação ocorreu nesta quarta-feira (15/03), no auditório da Sede Administrativa da Prefeitura de Birigui. Participaram do evento a secretária municipal de Educação, Iládia Cristina Marin Amadio, a gerente da Sicredi Alta Noroeste SP, Ana Paula Barbosa Rebechi, a assessora de cooperativismo da cooperativa de crédito, Bianca Donato, a gestora da ADN, Adriana Machado de Melo, e da engenheira ambiental e coordenadora do projeto na ADN BIO, Lais Fernanda de Caldas.

Antes de anunciar as escolas que mais arrecadaram a secretária de educação ressaltou a importância da preservação ambiental e a relação de cooperativismo que a campanha trabalha.

“Essa é uma iniciativa que começa na escola, entra nos lares e se expande para a comunidade, tendo as crianças como multiplicadoras de ações que estão ajudando a preservar o planeta para as futuras gerações”, completou Iládia.

RANKING

O Centro de Educação Infantil (CEI) Ana Souto Trevisan, localizada no Jardim Costa Rica, foi a primeira colocada no ranking e recebeu R$ 1 mil em crédito. A segunda colocada foi a Escola Municipal (EM) Darcy Garcia Gavira, do bairro Thereza Maria Barbieri, que recebeu R$ 800.

Em terceiro lugar ficou a escola municipal Professor Dario Ângelo Tantin, do bairro Vila Xavier, que recebeu o valor R$ 400 em crédito pela arrecadação. Os diretores poderão reverter o recurso em melhorias para as próprias unidades escolares. O crédito é oferecido pela Sicredi a partir da avaliação per capita (número de alunos/arrecadação por litro).

A ADN Bio entregou dois tablets e um kit contendo material de escritório para as duas escolas que tiveram a maior arrecadação por litro de óleo usado no município. As escolas contempladas foram: EM Roberto Clark e EM Darcy Garcia Gavira.

A engenheira ambiental e coordenadora do projeto na ADN BIO, Lais Fernanda de Caldas, apontou que a premiação foi referente a arrecadação registrada em 2022.

PROJETO

Iniciado em 2019, o projeto foi retomado em agosto de 2021, e a campanha aconteceu durante cinco meses. “No ano passado conseguimos cumprir todo o calendário e neste momento já lançamos o novo desafio que é continuar o trabalho ao longo deste ano de 2023”, observou a supervisora de ensino e facilitadora do projeto dentro das escolas, Maria Angélica Pinto de Arruda.

Ela lembrou que cada escola possui tambores adequados para o descarte do produto para reciclagem, que são vendidos para a ADN BIO, tendo os recursos revertidos para as próprias escolas. A motivação para o projeto veio através do Programa A União Faz a Vida da cooperativa de crédito, que oferece formação continuada para educadores e gestores da rede municipal de ensino.