28/07/2023
Funcionários da educação terão atualização sobre primeiros socorros com o Corpo de Bombeiros

Cerca de 240 profissionais que atuam na educação municipal de Birigui passarão por atualização e capacitação em primeiros socorros, na segunda-feira (31/07). A ação faz parte de uma parceria entre a Prefeitura e o 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros.

A capacitação será realizada no auditório do Centro Administrativo “Leonardo Sabioni”, no bairro Morumbi, no período da manhã, a partir das 7h30, com intervdo de uma hora e meia para almoço, retornando a partir das 13h, com término previsto para às 17h. A iniciativa atende a determinação da lei federal 13.722/2018, popularmente conhecida como Lei Lucas.

O trabalho com os profissionais da Educação será ministrado pelo comandante Lucas Kusunoki e sargento Roberto Camara. O objetivo é aumentar a segurança de crianças e adolescentes dentro do espaço escolar ou recreativo, oferecendo o conhecimento necessário para que os profissionais possam lidar com situações emergenciais.

SOBRE A LEI

A Lei Lucas foi sancionada em 2018. Ela obriga que os profissionais de escolas de educação infantil e básica da rede pública ou privada sejam capacitados sobre noções básicas de primeiros socorros. Ela prevê ainda que as capacitações sejam atualizadas anualmente.

A criação da lei ocorreu após um acidente envolvendo Lucas Begalli, de 10 anos, em setembro de 2017, em Campinas (SP). Ele faleceu ao se engasgar com um lanche durante um passeio escolar. Depois dessa fatalidade, surgiu um debate sobre a segurança e falta de capacitação em primeiros socorros no ambiente escolar.